8 de novembro de 2013

O TREINO “CORE” COMO COMPLEMENTO ESSENCIAL NA PRÁTICA DO POLE DANCE.

O TREINO “CORE” COMO COMPLEMENTO ESSENCIAL NA PRÁTICA DO POLE DANCE.
O pole dance é, efetivamente, uma modalidade composta por exercícios executados no varão. No entanto, também existem exercícios no chão ou, simplesmente, isolados do varão como acontece, por exemplo, nas coreografias.
Onde eu quero chegar é que, para além de toda a prática no varão, devemos estimular o nosso corpo, mais especificamente, os nossos músculos como a prepará-los para determinados exercícios de pole dance.
A preparação do nosso corpo deve ser ao nível da força, resistência e flexibilidade.
Podemos inserir exercícios de resistência e força no aquecimento e após um treino de pole dance terminarmos com exercícios de alongamentos. Ou podemos fazer um treino isolado, com duração de uma hora, focado nos músculos core.
O termo core ou núcleo do corpo refere-se a um conjunto de 29 músculos do nosso corpo, como podem ver na imagem 1, e incide na zona abdominal, costas, zona pélvica, adutores e glúteos.
O core é dividido em dois grupos, o 1º corresponde aos músculos mais profundos cuja função é manter a estabilidade da coluna lombar e o 2º é composto pelos músculos globais, que ficam mais na superfície e são responsáveis pela flexibilidade da mesma região.
Musculos do Core eLIS
Exercitar o core ajuda a que todo o corpo fique mais coordenado e estável, diminuindo o risco de lesões, principalmente, na coluna. Até é recomendado para quem tem dores de costas.
Trabalhando estes músculos vamos ter ganhos ao nível da postura, equilíbrio e força, e mantendo esta base sólida e forte podemos transferir energia desde o centro para os membros, pois estes não trabalham isoladamente.
Ou seja, antes que qualquer contração muscular rápida e potente possa ocorrer nos membros, a coluna e a estrutura core devem estar sólidas e estáveis, para que as extremidades possam contrair.
A importância do treino core não pode ser ignorada pois é a ligação de todos os movimentos e , por esta razão, é essencial para a prática bem sucedida de pole dance.
No pole dance, à primeira vista, usamos muito a força abdominal e de braços mas, no fundo, estamos a exigir bastante do nosso core.
As escolas de pole dance integram sempre aulas destinadas a este efeito e é também por essa razão que esta modalidade tonifica o nosso corpo, para além de todo o trabalho no varão.
Muitas alunas evidenciam, primeiramente, a barriga e os braços, como elementos que rapidamente se modificaram e, com o tempo, apercebem-se de que ganharam a força que desconheciam ter.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário