6 de novembro de 2014

Dica Importante: Flexibilidade



Os alongamentos são um forte componente na rotina de aquecimento e de preparação para um exercício mais intenso, mas são também uma parte essencial da recuperação do exercício físico: previnem lesões e dores musculares. Na realidade, quanto mais flexibilidade o seu corpo tiver menos hipóteses terá de sofrer uma lesão durante e após o exercício físico.

Dicas Para Uma Melhor Flexibilidade:

  • Faça sempre aquecimento antes de fazer alongamentos. Se fizer alongamentos enquanto os músculos não estiverem quentes, poderá sofrer lesões musculares.

  • Sempre que fizer alongamentos deverá de os fazer de forma lenta e relaxada. Expire e inspire lentamente, apenas pelo nariz, enquanto se mantém a estirar os músculos. Sinta cada músculo a esticar pelo menos durante 30 segundos.

  • Nunca balance durante os alongamentos, pense no que acontecerá se fizer algo semelhante a um elástico: ele acabará por partir! E para além disso estará a provocar a contração dos músculos que é o invés do pretendido. Por isso sempre que alongar mantenha-se estável na posição, em vez de balancear. 

  • Os exercícios de alongamento devem ser feitos devagar e cada movimento deve ir até ao máximo ponto (ponto onde se sente dor). Quando chegar a este ponto aguente, inspirando e expirando pelo nariz relaxadamente, durante pelo menos 30 segundos.

  • Deve selecionar posições de alongamento seguras e que contribuam para um bom alinhamento da postura.

  • Alongar, por vezes implica algum desconforto, contudo não deve provocar dor aguda. De cada vez que alongar os músculos vá adicionando mais algum tempo ao alongamento e irá notar a sua flexibilidade a aumentar gradualmente.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário